segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Jogos de Tabuleiro no processo de Seleção de Pessoal

Nestes últimos tempos, os jogos de tabuleiro ganharam um amplo destaque. São jogos modernos para adultos, que em curto prazo conquistaram a simpatia de um número infinito de adeptos. Nomes como, Carcassone, Railroad Tycoon, On The Underground, Puerto Rico, Agrícola, Cuba, Ticket To Ride, Container, Conquest, WFF’N Proof entre muitos outros, fazem a alegria e muito sucesso entre os jogadores praticantes.

Divididos em jogos por categorias tais como, Estratégia Abstrata, Logística, Economia, Finanças, Lógica , Matemática, etc, há jogos para todos os gostos. É justamente aí que entra a utilidade corporativa de tais jogos. Já existe um grande número de empresas que utiliza esses jogos no processo de seleção de pessoal, sobretudo nas Dinâmicas de Grupo. Por serem jogos de longa duração que levam entre uma a 4 horas de competição e que necessitam de 4 a 8 até 10 participantes, conforme o jogo, são jogos que atendem perfeitamente às expectativas de resultado numa dinâmica de grupo, além da diversão que proporcionam aos participantes. As empresas que adotaram os jogos, têm revelado satisfação nos resultados obtidos, pois através da observação minuciosa dos participantes durante a partida, é possível inferir os atributos de comportamento de cada um deles, ou seja: Participação, dinamismo, espírito de equipe, otimismo ou pessimismo diante de desafios e situações complexas, perseverança, persuasão, assertividade, liderança, criatividade, frustração, como o participante lida com a derrota, etc. Segue um breve resumo de alguns:

O jogo Container, por exemplo, classificado na categoria de Logística, é sobre grandes navios e grandes produções. Os jogadores é que decidirão o que produzir e quais mercadorias de outros jogadores serão embarcadas para uma ilha remota, sendo possível definir os preços das mercadorias para maximizar os ganhos. Chegando na ilha, os jogadores passam a ser compradores. As ofertas serão feitas pelas mercadorias que atracam com os barcos a cada dia na ilha.


No Jogo On The Underground, os jogadores são responsáveis pelo controle absoluto e funcionamento de uma rede de metrôs na hora do rush, não podendo descuidar de cada mínimo detalhe na operacionalidade dos trens para que não aja atrasos, reclamações de clientes, estrangulamento de tráfego ou acidentes e mesmo em caso de ocorrências graves, como agir rapidamente com eficácia.


Já em Railroad Tycoon, o tema é a construção de uma estrada de ferro para transformá-la num vasto império, com conexões à New York, Chicago com o objetivo de ganhar o máximo de dinheiro possível, desenvolvendo locomotivas rápidas e eficientes e ampliando a malha ferroviária.




O Jogo WFF’N Proof (Well-Formed-Formula, ou, Fórmulas bem formadas), sucesso há 40 anos, é um excelente e famoso jogo de Lógica e Matemática usado inclusive em salas de aulas para aprimorar o raciocínio e a capacidade de argumentação e motivação.







No jogo Puerto Rico, uma das grandes sensações do momento, os jogadores são proprietários de fazenda em Puerto Rico. São plantados diferentes tipos de produtos: Índigo, Café, Milho, Tabaco, Açucar, Café. Os jogodors devem desenvolver seus negócios mais rapidamente em relação aos seus oponentes.




Por enquanto, esses jogos ainda não são fabricados no Brasil, a maioria deles é de procedência européia e o único impecilho em obetê-los é o custo da importação, mas vale a pena o investimento, pois trata-se de mais uma alternativa eficiente e divertida no processo de seleção de candidatos.

Para saber um pouco mais a cerca desses e muitos outros instigantes jogos, visite o site Board Game Geek

Nenhum comentário:

Revista Forbes elege “Don’t Stop Believin” (Não Pare de Acreditar), da banda Journey como a melhor canção de todos os tempos

Journey: Jonathan Cain, Neal Schon, Steve Perry, Steve Smith, Ross Valory A famosa revista estadunidense Forbes com sede em Nova Iorque, em ...