segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Leitura Recomendada: Uma Questão de Caráter: Como a literatura ajuda a identificar a essência da liderança.

Que lições de liderança Joseph Conrad, Scott Fitzgerald, Arthur Miller, Sófocles e muitos outros escritores consagrados podem nos ensinar? Essa resposta podemos encontrar neste magnífico livro de Joseph L. Badaracco, Jr., professor de ética nos negócios e estratégias de administração para executivos.

Trata-se de um livro de administração bastante sui-generis e autêntico que aborda a liderança tomando como modelo os erros e acertos de figuras carismáticas e grandes líderes da literatura mundial. Podemos, por exemplo, aprender valiosas lições de liderança com Creonte e Antígona.

Em cada capítulo do livro, o professor Badaracco comenta com muita perspicácia os principais trechos extraídos dos contos e das histórias indicadas e parte do pressuposto que todo líder deve ter como princípio um bom código de conduta moral.

E justamente a partir desse princípio, questões incômodas são levantadas pelo autor para profunda reflexão, tais como: O que é um bom código moral para um líder? O meu código moral é flexível? O que meus fracassos me dizem? Como lidar com surpresas éticas? Meus modelos são inquietantes? Consigo resistir à maré de sucessos? Vejamos um trecho:

“O que descobrimos às vezes é que um código moral, enraizado em valores pessoais e da comunidade é menos saudável do que parece”.O professor levanta uma possibilidade que nem todos os líderes querem enfrentar: “a perspectiva de que os próprios traços e os valores que os fazem bem sucedidos também os deixam vulneráveis e causam graves erros”.

Essa bela e inquietante reflexão foi baseada no belíssimo romance “O Mundo se Despedaça”, do escritor africano Chinua Achebe, publicado no Brasil pela editora Companhia das Letras. O romance conta a intrigante história do valente líder tribal Okonkwo da aldeia nigeriana de Umuofia. É praticamente um manual de liderança.

"Uma Questão de Caráter: como a literatura ajuda a identificar a essência da liderança", editado pela editora Rocco, é um livro que acerta no alvo. O professor Badaracco não dá lições de liderança, mas nos aponta aonde buscá-las e estudá-las minuciosamente para depois aplicá-las no ambiente corporativo. Os modelos e manuais de liderança não encontraremos nos livro de auto-ajuda, mas na literatura universal, a maior fonte de saber e conhecimento.

Nenhum comentário:

Revista Forbes elege “Don’t Stop Believin” (Não Pare de Acreditar), da banda Journey como a melhor canção de todos os tempos

Journey: Jonathan Cain, Neal Schon, Steve Perry, Steve Smith, Ross Valory A famosa revista estadunidense Forbes com sede em Nova Iorque, em ...